sexta-feira, 8 de abril de 2011

Resquícios de Ditadura: Nota de Repúdio à Violência Contra Estudantes

Nota de Repúdio à violência no IEP
Repressão violenta aos movimentos sociais pelo aparelho coercitivo estatal, a polícia, era prática comum nos anos de chumbo do Brasil. Seqüestro, tortura e assassinato eram ferramentas comuns na atividade do DOPS e DOI-CODI.

As coisas mudaram, a ditadura ruiu e a Liberdade voltou a fazer parte do quotidiano do país. Ao menos na aparência. Isso porque os estudantes do Instituto Educacional da Paraíba (IEP) sentiram literalmente na pele os resquícios de ditadura: hematomas, olhos ardidos, costelas quebradas e até um aborto causados por violência policial reiteram dolorosamente essa verdade.
Charge de Régis Soares

No IEP, na segunda-feira do dia 5 deste mês, a Tropa de Choque da Polícia Militar reprimiu violentamente a manifestação pacífica dos estudantes, que estavam armados apenas de livros e cartazes com dizeres de protesto, contra a impugnação da eleição para diretor na qual democraticamente a vontade estudantil prevaleceu. A violência  foi tanta que uma garota “perdeu o bebê”.

Repudiamos a vergonhosa ação da polícia tanto quanto a incapacidade da autoridade mandante, seja o coronel ou o próprio governador, em dialogar e o primitivismo de resolver a peleja no braço. Somos solidários a causa dos alunos e declaramos — sem medo de represálias — que se eles protestam, se tomam as ruas, estamos e estaremos sempre lado a lado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Gostou do artigo? Comenta! Sua opinião é importantíssima.